O verão é tempo de férias escolares, piscinas lotadas, viagens em família para praias, ou seja, é época de diversão para garotada e para os pais. E também de redobrar os cuidados com os pequenos.
Se existem lugares favoráveis para o contágio de infecções oculares, a piscina é um deles! E a mais conhecida é a conjuntivite, causada por um vírus ou bactéria. O inchaço e vermelhidão nos olhos vêm acompanhados de sensibilidade à luz e a sensação de que está cheio de areia. Na hora de acordar, a criança tem a impressão de que os olhos estão grudados, devido à secreção espessa que "cola" os olhos. Alguns tipos de conjuntivites são tratados com antibióticos e compressas de água gelada. Não esqueça: a conjuntivite é altamente contagiosa, separe as roupas e objetos da criança não deixe que ela esfregue os olhos e evite o sol nesses dias. O ideal é procurar um oftalmologista e ter o diagnóstico correto!
Segundo os médicos, as doenças mais comuns nessa época são as ligadas à perda de líquidos e desidratação, que pode ter como causa diarréias, vômitos ou suor intenso.
Trecho retirado da Revista Total Saúde - Dez/2009
"Meu Deus, dá-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar o que está ao meu alcance e sabedoria para que eu saiba a diferença entre ambas."