Seu corpo está mudando, sua cabeça também. Nesta fase de sua vida algumas perguntas ficam rodando em sua cabeça:
"O que está acontecendo dentro do meu corpo?"
"Como posso ter um bom desenvolvimento?"
Se menino, fica curioso e quer saber como se desenvolve o corpo da menina e vice-versa.
PRIMEIRO PASSO
Você deverá criar textos argumentativos, que se transformarão em dramatizações, em que pais, professores e médicos explicarão para seus "filhos", "alunos" e "pacientes" as transformações que estão ocorrendo em seus corpos e o que podem fazer para terem um bom desenvolvimento físico e emocional. Caberá, ainda, ao médico a produção de folders educativos sobre o tema.
DESENVOLVIMENTO
Os grupos poderão utilizar os seguintes recursos: cartazes, software de apresentação.
www.adolescencia.org.br/portal_2005 => Vivendo a adolescência
www.jnjbrasil.com.br/noticia_ful => Coisas de menino que acontecem na puberdade
www.eb2-miranda-douro.rcts.pt/49/sexual.htm =>Educação sexual em meio escolar
www.apf.pt/catalago => Um guia para pais e professores
Revistas Crescer, Pais & Filhos, Carícia, Capricho
Tarefas |
Iniciante |
Aprendiz |
Profissional |
Mestre |
Texto |
Criar um texto sem utilizar o editor de textos, com uma página. Apresentando erros ortográficos e gramaticais. |
Criar um texto utilizando o editor de textos, fonte 12, papel A4, com menos de 2 páginas. Cometendo alguns erros ortográficos e gramaticais. |
Criar um texto utilizando o editor de textos, fonte 12, papel A4, usando poucos recursos de formatação do editor de texto, com 2 páginas. Sem erros ortográficos e gramaticais. |
Criar um texto utilizando o editor de textos, fonte 12, papel A4, usando os recursos de formatação do editor de texto, com, no mínimo 2 páginas. Sem erros ortográficos e gramaticais. |
Fundamentação do texto |
Não apresentar argumentos que fundamentem sua pesquisa |
Apresentar 1 argumento que fundamente sua pesquisa. |
Apresentar até 2 argumentos que fundamentem sua pesquisa |
Apresentar mais de 3 argumentos que fundamentem sua pesquisa |
Dramatização |
Criar um cenário e figurinos. Utilizar uma linguagem em desacordo com o papel que desempenha. Demonstrar nervosismo e fazer uso de lembretes durante a dramatização. |
Criar um cenário e figurinos. Utilizar uma linguagem de acordo com o papel que desempenha. Demonstrar pouca naturalidade na dramatização. |
Criar um cenário e figurinos. Utilizar uma linguagem de acordo com o papel que desempenha. Apresentar a dramatização com naturalidade. |
Criar um cenário e figurinos. Utilizar uma linguagem de acordo com o papel que desempenha.Ser capaz de improvisar quando for preciso. Apresentar a dramatização com naturalidade. |
Folder |
Elaborar um folder informativo sobre o desenvolvimento do pré-adolescente, usando uma linguagem técnica, com termos pouco acessíveis, contendo 2 informações que esclareçam possíveis dúvidas. |
Elaborar um folder informativo, contendo informações pouco objetivas, sobre o desenvolvimento do pré-adolescente, usando uma linguagem técnica com alguns termos pouco acessíveis contendo 3 informações que esclareçam possíveis dúvidas e indicações de onde procurar maiores esclarecimentos. Contendo gravuras. |
Elaborar um folder informativo, contendo informações objetivas sobre o desenvolvimento do pré-adolescente, usando uma linguagem técnica, porém acessível, contendo 4 informações que esclareçam possíveis dúvidas e indicações de onde procurar maiores esclarecimentos. Contendo gravuras e um bonito layout. |
Elaborar um folder, contendo informações objetivas sobre o desenvolvimento do pré-adolescente, usando uma linguagem técnica, porém acessível, contendo, um mínimo, de 6 informações que esclareçam possíveis dúvidas e indicações de onde procurar maiores esclarecimentos. Contendo gravuras e um bonito layout. |
"Meu Deus, dá-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar o que está ao meu alcance e sabedoria para que eu saiba a diferença entre ambas."