SEU CORPO ESTÁ MUDANDO

19/04/2010 22:36

 

Seu corpo está mudando, sua cabeça também. Nesta fase de sua vida algumas perguntas ficam rodando em sua cabeça:

"O que está acontecendo dentro do meu corpo?"

"Como posso ter um bom desenvolvimento?"

Se menino, fica curioso e quer saber como se desenvolve o corpo da menina e vice-versa.

 

 

PRIMEIRO PASSO

Você deverá criar textos argumentativos, que se transformarão em dramatizações, em que pais, professores e médicos explicarão para seus "filhos", "alunos" e "pacientes" as transformações que estão ocorrendo em seus corpos e o que podem fazer para terem um bom desenvolvimento físico e emocional. Caberá, ainda, ao médico a produção de folders educativos sobre o tema.

 

DESENVOLVIMENTO

 

  • Forme grupos com 6 alunos, subdividindo-se em duplas de pai ou mãe, professores, e médicos, preferencialmente, as duplas deverão ser formadas por sexos opostos.
  • Se menino, pesquisará sobre o desenvolvimento do corpo feminino e vice-versa.
  • A dupla de pai e mãe, elaborará uma dramatização, de 15 minutos, sobre uma conversa com seu (sua) filho (a) explicando as mudanças que estão ocorrendo com seu corpo. A dupla de professores, elaborará uma aula, de 15 minutos, explicando para seus alunos as mudanças que ocorrem em seus corpos. O médico, elaborará um folder para explicar a seus pacientes as mudanças que ocorrem em seus corpos e apresentá-lo à turma, em 5 minutos.
  • Forme 3 grupos, um de pais e mães, um de professores e um de médicos.
  • Discutam, em sala, e elaborem, no caso do grupo de pais e mães, uma dramatização para apresentar à turma; professores, elaborarão uma aula para apresentar à turma; e médicos, elaborarão um exemplo de folder para distribuir e apresentar à turma. 

Os grupos poderão utilizar os seguintes recursos: cartazes, software de apresentação.

Fontes de informação

www.adolescencia.org.br/portal_2005 => Vivendo a adolescência

www.jnjbrasil.com.br/noticia_ful => Coisas de menino que acontecem na puberdade

www.eb2-miranda-douro.rcts.pt/49/sexual.htm =>Educação sexual em meio escolar

www.apf.pt/catalago => Um guia para pais e professores

Revistas Crescer, Pais & Filhos, Carícia, Capricho

 

    

Tarefas

Iniciante

Aprendiz

Profissional 

Mestre 

Texto

Criar um texto sem utilizar o editor de textos, com uma página. Apresentando  erros ortográficos e gramaticais.

Criar um texto utilizando o editor de textos, fonte 12, papel A4, com menos de 2 páginas. Cometendo alguns erros ortográficos e gramaticais. 

Criar um texto utilizando o editor de textos, fonte 12, papel A4, usando poucos  recursos de formatação do editor de texto, com 2 páginas. Sem erros ortográficos e gramaticais. 

Criar um texto utilizando o editor de textos, fonte 12, papel A4, usando os recursos de formatação do editor de texto, com, no mínimo 2 páginas. Sem erros ortográficos e gramaticais. 

Fundamentação do texto

 Não apresentar argumentos que fundamentem sua pesquisa

Apresentar 1 argumento que fundamente sua pesquisa.

Apresentar até 2 argumentos que fundamentem sua pesquisa

Apresentar mais de 3 argumentos que fundamentem sua pesquisa

Dramatização

Criar um cenário e figurinos. Utilizar uma linguagem em desacordo com o papel que desempenha. Demonstrar nervosismo e fazer uso de lembretes durante a dramatização. 

Criar um cenário e figurinos. Utilizar uma linguagem de acordo com o papel que desempenha. Demonstrar pouca naturalidade na dramatização. 

Criar um cenário e figurinos. Utilizar uma linguagem de acordo com o papel que desempenha. Apresentar a dramatização com naturalidade. 

Criar um cenário e figurinos. Utilizar uma linguagem de acordo com o papel que desempenha.Ser capaz de improvisar quando for preciso. Apresentar a dramatização com naturalidade. 

Folder

Elaborar um folder informativo sobre o desenvolvimento do pré-adolescente, usando uma linguagem técnica, com termos pouco acessíveis, contendo 2 informações que esclareçam possíveis dúvidas.

Elaborar um folder informativo, contendo informações pouco objetivas, sobre o desenvolvimento do pré-adolescente, usando uma linguagem técnica com alguns termos pouco acessíveis contendo 3 informações que esclareçam possíveis dúvidas e indicações de onde procurar maiores esclarecimentos. Contendo gravuras.

Elaborar um folder informativo, contendo informações objetivas sobre o desenvolvimento do pré-adolescente, usando uma linguagem técnica, porém acessível, contendo 4 informações que esclareçam possíveis dúvidas e indicações de onde procurar maiores esclarecimentos. Contendo gravuras e um bonito layout.

Elaborar um folder, contendo informações objetivas sobre o desenvolvimento do pré-adolescente, usando uma linguagem técnica, porém acessível, contendo, um mínimo, de 6 informações que esclareçam possíveis dúvidas e indicações de onde procurar maiores esclarecimentos. Contendo gravuras e um bonito layout.

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode