SABONETES ARTESANAIS

19/03/2012 20:17

SABONETES ARTESANAIS

 

Produtos químicos necessários:

- 1 Kg de base de glicerina para sabonetes (branca ou transparente);
- 25 mL essência para sabonetes;
- corante alimentício (anelina);

- 5 ml de lauril (opcional)
 

Passo 1: Corte em pedaços pequenos a glicerina e coloque tudo dentro de uma panelinha esmaltada (de ágata) ou inox e coloque em banho-maria para derreter.
Dica: Nunca utilize recipientes de alumínio. Não deixe aquecer mais do que 70ºC, para não “queimar” a base, isto pode acarretar problemas no sabonete tais como aroma desagradável ou sabonetes que suam ou ficam constantemente molhados.
Se a quantidade for pequena o suficiente para 1 ou 2 sabonetes pequenos, você pode derretê-los no microondas colocando em pote de plástico próprio para microondas. (Inicie colocando em intervalos de 15 segundos (varia conforme o aparelho). Derreta a glicerina por completo.

Passo 2: Enquanto derrete a glicerina ou mesmo antes, separe os ingredientes que serão utilizados e tudo a mão: os aditivos, corantes, essências e fôrmas.

Passo 3: deixe amornar um pouco, mas não o suficiente para começar a endurecer, com o tempo você vai pegando prática, mesmo porque, este ponto varia conforme a base e o fabricante. Adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, também as manteigas de cacau ou cera de abelha previamente derretidas em recipiente separado.

Passo 4: Adicione o corante líquido, que pode ser alimentício (estes tendem a desbotar mais rápido) ou os próprios para sabonetes à base de água.
Dica: lembre-se de que alguns extratos dão cor e conforme o corante que se utiliza pode dar um resultado diferente daquela esperada.

Passo 5: Adicione essência própria para sabonete, a proporção geralmente é de 25 ml para cada quilo de base, esta proporção varia para mais ou para menos conforme a essência escolhida, o fabricante e seu gosto. Mexa lentamente para não formar muita espuma.
Dica: Não utilize essência para velas porque não são essências aprovadas para uso na pele. Não coloque a essência com a glicerina muito quente, pois, com o calor a essência tende a evaporar e se dissipar, pois elas contêm elevado teor alcoólico, o mesmo ocorre com os extratos glicólicos.

Passo 6: Derrame nas forminhas, caso se formem bolhas, você pode dissipá-las borrifando um pouco de álcool de cereais. Aguarde o endurecimento (em torno de 20 minutos para as forminhas pequenas).
Dica: Evite um local com muita corrente de ar para fazer seus sabonetes, não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, sabonetes não são como gelatina que endurecem com o frio, eles endurecem pelo processo da massa mesmo. O que você pode fazer é colocá-los na geladeira após seu endurecimento por uns 20 min. ou meia hora para facilitar sua retirada do molde, caso isto não esteja acontecendo com facilidade.

Passo 7: Embale os em filme de PVC.
Dica: No caso de se formarem algumas bolhas de ar entre o filme e o sabonete, comprometendo seu acabamento, fure o filme de PVC com a pontinha de uma agulha e passe um pano expulsando a bolha, cuidado para não forçar e marcar o sabonete.

Passo 8: Coloque todos os utensílios de molho em água quente de preferência. Mantenha seus utensílios sempre limpos. Guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não se desidrate.

Algumas essências são mais fortes que outras, dependendo da qualidade. Procure dosar ao seu gosto, não sendo necessário seguir a risca a quantidade especificada acima. Você vai encontrar esses materiais em lojas de artigos para perfumaria e farmácias de manipulação.

COM ERVAS

Para quem deseja fazer um sabonete artesanal à base de ervas é muito simples.
Faça um sabonete seguindo a receita básica e coloque as ervas desidratadas no fundo do molde.
Jogue um mínimo de base para sabonete glicerinada derretida, só para prender as ervas e esperar esfriar um pouco. Em seguida, encha o resto do molde com a base não muito quente, para não derreter a que já foi colocada e desprender as ervas.

 

DICAS

 

Existe no mercado uma boa variedade de bases glicerinadas, deve-se prestar atenção na hora de comprar e ser bastante criteriosa ao escolher, observando esses ítens:

  • Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente;
  • Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência no sabonete, por isso, escolha aqueles de cor uniforme;
  • Dispense também aquelas que estiverem úmidas e apresentam inclusive manchas de molhado no rótulo que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito úmidas ao contato, elas produzirão um sabonete mole demais. Também aquelas com forte cheiro de álcool, caso isto ocorra reclame e peça a troca.

Com o tempo você irá conhecendo as marcas existentes e as características de cada uma, até que possa eleger uma de sua preferência.

O que corta a espuma é a presença de produtos oleosos (como as essências) por isso que sabonetes que contêm manteiga de karité ou manteiga de cacau, espumam menos.

A dica é acrescentar à receita um pouco de lauril, que vai fazer o sabonete espumar mais. Esse produto pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de artigos para sabonetes.

 

SABONETE LÍQUIDO

Material Necessário

  • Copo graduado de vidro para 1000 ml (1 litro)

  • Bastão de vidro

  • 150ml de água destilada

  • 50ml de base de shampoo

  • 10ml de base perolada

  • 10 ml de extrato vegetal de sua preferência (o extrato dará maciez)

  • 10ml de essência

  • 1 ampola de Arovit

  • Embalagem de plástico com válvula


RECEITA 2


Para fazer Sabonete Líquido você vai precisar:

  • 1 litro de Base Sabonete Líquido

  • 3 litros de Água Filtrada (ou deionizada)
  • 10 ml de extrato vegetal de sua preferência
  • 30ml de Essência de sua preferência (erva doce, maçã verde, etc...)

  • Corante a base de água

  • 63gr de Cloreto de sódio (Sal de cozinha) ou Anfótero

     

Como proceder:

  1. Dilua a base na água, que deve ser filtrada ou deionizada

  2. Adicione a essência devagar

  3. Coloque o corante

  4. Misture o Cloreto de Sódio com um pouco de água filtrada ou deionizada. Agora adicione aos poucos essa salmoura no sabonete líquido até adquirir consistência.

Seu Sabonete Líquido está pronto! Agora embale e estará pronto para uso

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode