DICAS PARA ESTUDAR BIOLOGIA

28/04/2010 00:09

 

TODAS AS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NO SITE DEVERÃO SER FEITAS  NA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO PERÍODO DE UM BIMESTRE.

O VALOR DAS ATIVIDADES SEMPRE SERÃO ACRESCIDAS ÀS NOTAS DOS ALUNOS COMO FORMA DE INCENTIVO.

 

Esquema de Leitura

Por Akio Watanabe
akiowatanabe@gmail.com

 

Este esquema de leitura foi desenvolvido por especialistas para interpretação e compreensão textual de textos em língua inglesa, porém adaptaremos para Biologia.

É aconselhável o uso deste esquema para facilitar a interpretação e compreensão textual.

a) Ler e apontar  o título do conteúdo o autor, ou pesquisador em questão. Isto facilita o entendimento e direciona o esquema de leitura.

b) Ler o texto na íntegra no máximo três vezes;

c) Fazer marcações (sublinhar, circular) em palavras-chaves (idéias e palavras desconhecidas);

d) Anotar na margem a síntese do parágrafo;

e) Relacionar o texto às suas vivências e à história pessoal. O texto constrói seu significado por meio da vivência (experiência de vida do autor) e pela intertextualidade (todos os textos que leu). Tentar montar um elo entre os acontecimentos conhecidos ou já estudados.

f) Depreender os múltiplos e variados modos de leitura. O leitor deve decodificar as palavras (interpretar) e relacioná-las em seus diversos sentidos (compreender). É mister o leitor perceber num texto diferentes formas de relações: com o autor (o que o autor quis dizer?), com seu referente (a ideologia nas entrelinhas das idéias expressas, o implícito), com o leitor (as intenções subentendidas), com os outros textos (estabelecer comparação entre dois ou mais textos, seja no conteúdo, seja o estilo).

g) Preocupar-se com o vocabulário em Biologia também é importante, pois ajuda o aprendizado dos conteúdos sem “decoreba”

h) Procurar encontrar o significado a partir da sua origem e relações com outras palavras ajuda no aprendizado.

Exemplo: EPIDERME =Uma palavra que tem origem grega,

epi: em cima e   derme: pele.

É MELHOR SABER DO QUE DECORAR. VALE “A PENA”  SABER A ORIGEM DA PALAVRA.

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode