TODAS AS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NO SITE DEVERÃO SER FEITAS NA SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO PERÍODO DE UM BIMESTRE.
O VALOR DAS ATIVIDADES SEMPRE SERÃO ACRESCIDAS ÀS NOTAS DOS ALUNOS COMO FORMA DE INCENTIVO.
Esquema de Leitura
Por Akio Watanabe
akiowatanabe@gmail.com
Este esquema de leitura foi desenvolvido por especialistas para interpretação e compreensão textual de textos em língua inglesa, porém adaptaremos para Biologia.
É aconselhável o uso deste esquema para facilitar a interpretação e compreensão textual.
a) Ler e apontar o título do conteúdo o autor, ou pesquisador em questão. Isto facilita o entendimento e direciona o esquema de leitura.
b) Ler o texto na íntegra no máximo três vezes;
c) Fazer marcações (sublinhar, circular) em palavras-chaves (idéias e palavras desconhecidas);
d) Anotar na margem a síntese do parágrafo;
e) Relacionar o texto às suas vivências e à história pessoal. O texto constrói seu significado por meio da vivência (experiência de vida do autor) e pela intertextualidade (todos os textos que leu). Tentar montar um elo entre os acontecimentos conhecidos ou já estudados.
f) Depreender os múltiplos e variados modos de leitura. O leitor deve decodificar as palavras (interpretar) e relacioná-las em seus diversos sentidos (compreender). É mister o leitor perceber num texto diferentes formas de relações: com o autor (o que o autor quis dizer?), com seu referente (a ideologia nas entrelinhas das idéias expressas, o implícito), com o leitor (as intenções subentendidas), com os outros textos (estabelecer comparação entre dois ou mais textos, seja no conteúdo, seja o estilo).
g) Preocupar-se com o vocabulário em Biologia também é importante, pois ajuda o aprendizado dos conteúdos sem “decoreba”
h) Procurar encontrar o significado a partir da sua origem e relações com outras palavras ajuda no aprendizado.
Exemplo: EPIDERME =Uma palavra que tem origem grega,
epi: em cima e derme: pele.
É MELHOR SABER DO QUE DECORAR. VALE “A PENA” SABER A ORIGEM DA PALAVRA.
"Meu Deus, dá-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar o que está ao meu alcance e sabedoria para que eu saiba a diferença entre ambas."