A ANÊMONA E O PEIXE PALHAÇO

Anêmonas e peixes-palhaços, um interessante caso de associação ecológica em que ambas as espécies se beneficiam: fala-se, aqui, em mutualismo.

Para os peixes marinhos, de modo geral, a carícia dos tentáculos das anêmonas-do-mar mais se parece com o beijo de Judas do que com uma manifestação de simpatia: as células urticantes das anêmonas, também chamadas actínias, paralisam as presas de forma instantânea. Há, no entanto, uma exceção à regra: o peixe-palhaço, vistoso e brilhante, não tem problema algum em exibir, perto da anêmona, sua roupagem cor de cobre listrada de branco. Peixes-palhaços e anêmonas-do-mar parecem ter assinado um pacto de não-agressão e de assistência mútua. É a relação que, em ecologia, é chamada de mutualismo.

Em caso de perigo, nada melhor, para o peixe-palhaço, do que se esconder nos tentáculos da anêmona, temidos por muitos predadores; os tentáculos ainda constituem uma espécie de “área de descanso” para o peixe. É ainda na base das anêmonas que os peixes-palhaço botam seus ovos, assegurando a proteção e a sobrevivência de sua prole. Em troca, restos do alimento do peixe-palhaços são utilizados pela anêmona. Portanto, uma associação praticamente perfeita, que beneficia os dois parceiros.

Alguns cientistas levantaram a hipótese de que alguma substância produzida pela mucosa do peixe-palhaço impediria as células urticantes da anêmona de dispararem. Às vezes, no entanto, a associação termina em tragédia: quando os peixes-palhaços adoecem, por algum motivo desconhecido, perdem a imunidade e acabam sendo engolidos pela parceira de tempos mais felizes...

Traduzido e adaptado pelos professores César, Sezar e Bedaque
da revista Science & Nature número 74, de março de 1997

 

RESPONDA:

1) Corais são "parentes" das anêmonas, pois possuem as mesmas características. Por que os recifes de corais são ecossistemas ricos e produtivos?

2) Por que os "peixes-palhaços" são imunes ao contato da anêmona?

3) Qual a vantagem dos celenterados apresentarem o maior número de cnidoblastos nos tentáculos?

4) Porque se pode dizer que os celenterados são mais primitivos do que os vermes e portanto surgiram antes deles na linha evolutiva dos animais?

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode